Artigos

Artigos

Pai, de que é feita a água?

Pai, de que é feita a água?

“Pai, de que é feita a água?”, uma pergunta despretensiosa criou uma ótima oportunidade de reflexão sobre desenvolvimento. Aproveitem! 2020 está só começando!

ler mais
Quem é seu Mentor?

Quem é seu Mentor?

Quais são os “facilitadores”, “mestres”, “mentores” que estamos ignorando em nossas vidas? Que experiência estamos deixando de acessar por pura distração ou por não nos abrirmos a um ponto de vista diferente?

ler mais
TEMPO

TEMPO

A moeda mais valiosa atualmente é o TEMPO. Isso porque é o bem mais escasso, em altíssima demanda e sua troca está cada vez mais limitada. Mas, o final do ano nos lembra que o dono do TEMPO é generoso. Afinal, tudo pode mudar no último instante. Mesmo uma viagem não planejada, empreendida sob grandes riscos pode se transformar em um evento divisor de águas, um marco na história da humanidade. Como você está usando o seu TEMPO?

ler mais
Diferenciado

Diferenciado

“Não basta ganhar, é preciso proporcionar espetáculo ao torcedor que paga o ingresso”. Será essa a fórmula de sucesso do técnico do Flamengo, Jorge Jesus, o “Mister”? Com as recentes conquistas da Copa Libertadores da América e do Campeonato Brasileiro, além do título de cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, o português Jorge Jesus será cada vez mais um case de Liderança a se estudar, aqui no Brasil e no mundo.

ler mais
Feedforward

Feedforward

E se houvesse uma forma mais rápida e divertida para você desenvolver o seu talento in natura, aquela habilidade que seus amigos e colegas de trabalho insistem em lhe fazer elogios e você não leva muito a sério? E se essa forma permitisse ficar melhor também naquelas habilidades que você reconhece não ser um ponto forte, como, por exemplo, eleger prioridades, administrar conflitos, delegar, trabalhar em equipe, falar em público? Valeria a pena conhecê-la?

ler mais
Conversa de Aprendizado

Conversa de Aprendizado

Uma ida recente ao consultório me rendeu uma valiosa lição sobre o que precisamos para evoluir. Não é nenhuma terapia moderna ou fórmula revolucionária. É uma prática que faz parte do nosso dia-a-dia há bastante tempo, ou melhor, desde que nos entendemos por gente. Começa simples, mas os anos tratam de torná-lo complexo. Se o recebemos de braços abertos durante a infância, começamos a rejeitá-lo na adolescência. Na vida adulta, nos tornamos cada vez mais seletivo para aceitá-lo. Algumas pessoas preferem até eliminá-lo por completo. Já adivinhou o que é? Continue lendo então.

ler mais
Onde está seu nível de consciência?

Onde está seu nível de consciência?

“O maior favor que você pode fazer ao mundo é aumentar o seu nível de consciência”, diz David Hawkins, psiquiatra e pesquisador americano na área. Em que nível de consciência você se encontra nas diferentes áreas da vida? É força que você está exercendo ou é poder que você está emanando? Isso pode fazer toda diferença na realização de seus objetivos e no progresso da humanidade.

ler mais
Essencial

Essencial

Qual é seu essencial? Descobrí-lo pode fazer toda diferença em como você usa seu tempo e onde você chegará.

ler mais
O Capital da Integridade

O Capital da Integridade

Quer avançar na Vida? Acesse cada vez mais seu Capital da Integridade. Conheça a força da palavra dita. Seu futuro conta com ela!

ler mais
Qual é sua melhor versão?

Qual é sua melhor versão?

Qual é sua melhor versão? Aquela história única, construída pela combinação singular dos seus talentos, resultado dos seus sucessos e tropeços, carregada de capítulos de alegria, tristeza, vitórias, retrocessos, superação, enganos, acertos… É essa que você está contando por aí? Não?!! Então saiba como desenvolver a sua história, a sua melhor versão.

ler mais
Qual é sua missão?

Qual é sua missão?

Espera-se que toda empresa tenha uma missão que seja de conhecimento de seus colaboradores. É a missão que informa como a empresa alcançará a sua visão: quem ela quer ser, onde ela quer chegar no futuro. Se uma missão bem definida direciona esforços e coordena iniciativas para a realização de uma visão empresarial, o que uma missão pode fazer a nível pessoal? Descubra!

ler mais
O tempo do Self

O tempo do Self

Vivemos o tempo do Self e também a ditadura da Selfie. Nunca o ser humano esteve tão autocentrado. O Self conecta o ser humano ao seu interior; a Selfie, ao seu exterior. Se o que deseja é Resiliência, conecte-se com o seu Self. Saiba o porquê.

ler mais
Quase lá!

Quase lá!

Quase lá? Diante da pergunta, seu instinto é parar ou avançar? É como você fala que faz toda a diferença na sua ação. É uma questão de comunicação, ou melhor, de como você comunica a ação. Confere lá!

ler mais
Alta Performance

Alta Performance

O que diferencia Alta Performance de performance mediana? O meio. O ser humano é produto do meio em que vive. Para Alta Performance acontecer, o meio tem que ser escolhido de tal forma que corresponda às metas que se deseja atingir. Você não é causa do seu sucesso! Você é produto de um meio em constante transformação. Seja o seu meio uma decisão consciente para crescimento pessoal contínuo. “Diga-me onde andas e direi quem tu és!”

ler mais
Prudência

Prudência

Quem nunca tomou uma decisão no “calor da emoção” e veio a se arrepender mais tarde? Teria sido melhor não ter decidido naquele momento? Quem poderia ter sido consultado antes de tomar a decisão? Quais teriam sido as consequências? Todas essas perguntas dizem respeito à Prudência, virtude que nos faz tomar decisões acertadas e eficazes. Diferente do que diz a sabedoria popular, a pessoa prudente não é aquela que pensa demais, vê riscos demais e então acaba por não agir. A pessoa prudente toma riscos e frequentemente o faz com coragem e audácia.

ler mais
Justiça

Justiça

A justiça, virtude que goza da melhor estima entre as virtudes cardeais, pressupõe a vitória sobre si mesmo, uma disposição sobre a vontade. Para um comportamento ser marcado pela justiça é necessário que a vontade se imponha sobre os instintos e desejos, e exerça sobre eles um permanente domínio. Mas, o desejo por bens, poder e honra é inerente à natureza humana. Qual será então sua justa medida?

ler mais
Autodomínio

Autodomínio

Dominar as próprias paixões é o caminho para a vitória sobre si mesmo. Essa é a descrição da virtude do autodomínio, tida como a mais simples entre as virtudes cardeais, pois demanda mais boa vontade do que inteligência. Sua complexidade, porém, está na prática, uma vez que requer disciplina para dominar os próprios instintos e controlar o apetite do prazer. Como então desenvolver esta capacidade de dominar nossos próprios desejos? Aplicando as lições do teste do marshmallow. Confira!

ler mais
Fortaleza

Fortaleza

Qual é o seu conceito de fortaleza? Força bruta, agressividade, resistência, renúncia? Todas as opções estão corretas, se o uso da fortaleza está direcionado para o bem. Por que crescer em fortaleza? Porque faz bem para seu caráter. E sua liderança depende mais de seu caráter, do que de seu temperamento. Confira!

ler mais
Magnanimidade

Magnanimidade

É magnânimo todo aquele que procura a grandeza e se esforça por estar à altura dela. Pode-se achar que o mundo dos negócios não seja um ambiente propício para uma liderança magnânima. Mas, é!, especialmente onde o lucro é um elemento necessário da empresa, porém resultado do esforço pessoal para realização coletiva de algo nobre e útil. O líder magnânimo tem a capacidade de despertar nas pessoas o desejo de desenvolver ao máximo seu potencial, como indivíduo e profissional. Para a realização de uma missão. Para o progresso de uma empresa. Para o avanço de uma sociedade.

ler mais
Humildade

Humildade

Pode-se pensar que o ambiente corporativo não é o lugar adequado para se praticar humildade. Junto com as virtudes da magnanimidade, prudência, fortaleza, justiça e autodomínio, elas moldam um caráter. E “é através do caráter que se exerce a liderança”. O líder humilde considera o serviço como um valor. Assim serve a sua equipe, os clientes e a empresa, gerando valor para os outros e, em última instância, para si próprio. Você concorda?

ler mais
RIQUEZA

RIQUEZA

Será que tínhamos ideia do impacto da suspensão do transporte de bens na nossa qualidade de vida? Presenciamos o efeito acumulado. Talvez nunca nenhum livro de economia tenha nos dado uma explicação tão clara de como se forma o PIB de um país. E você? Está produzindo toda a riqueza de que é capaz? O que está produzindo está chegando como um bem valioso para seu consumidor/cliente final?

ler mais
Os últimos 3 anos

Os últimos 3 anos

Em abril de 2015, tomei uma decisão de me lançar na carreira de coach. Não foi uma decisão de momento, de conveniência, ou daquelas que se volta atrás com facilidade se a mesma se prova desvantajosa. Foi uma decisão difícil, que envolveu dizer sim para uma realidade (incerta) e não para outra (previsível). Garantias de sucesso? Poucas. Confiança do meio (mercado) que me lançava?  A conquistar. Falta de entendimento das pessoas próximas? Muita. Alguma certeza? Estar seguindo o meu propósito.

ler mais
Coaching para quem?

Coaching para quem?

Imagine se viver fosse igual a jogar um videogame. Em que fase você estaria? Quantos pontos teria acumulado? Quantas habilidades você já teria desenvolvido? Se sua resposta for positiva para a maioria destas perguntas, você conhece a combinação poderosa que competição, superação de desafios, evolução rápida e recompensas tangíveis têm sobre sua capacidade de aprender e motivação para avançar. Se está na dúvida, leia o artigo e veja como reproduzir esta combinação dos jogos eletrônicos na vida real.

ler mais

Crescer como pessoa – ser melhor nas funções que se desempenha, sejam elas de pai, mãe, filho(a), profissional, praticante de um hobby ou esporte entre outras – é um desejo de todos. Está na nossa essência! Por que será então que paramos de crescer? Ou pior, por que será que evitamos as oportunidades de crescimento? MEDO! De perder ou ser passado pra trás, de ser reprovado socialmente, do que vai acontecer no futuro, de errar. O que pode então nos ajudar a lidar com o medo e seguir na sua trajetória de crescimento?

ler mais
STRETCH

STRETCH

Diz uma regra dos SEALs, força de operações especiais da Marinha americana, que quando pensamos ter esgotado nossa capacidade física ou mental diante de um obstáculo, só atingimos 40% do que podemos utilizar. “STRETCH”, esticar a corda, superar a barreira psicológica dos 40% é a proposta da GemaTW para 2018. O futuro é o resultado das escolhas sendo feitas hoje. Que conquistas você quer celebrar no próximo Reveillon?

ler mais