Feedforward

Por que assistimos com gosto uma final do “The Voice Brasil”? Por que acompanhamos uma final da Champions League mesmo não sendo nosso time que está jogando? Por que passamos horas a fio assistindo uma série que conta como um dos mais bem-sucedidos empreendedores do mundo está tentando resolver problemas de escala global na área da Saúde, Energia?

Porque nos encantamos com TALENTO!

Quem de vocês acredita que um talento nasce pronto? Às vezes, nós também! É que sofremos de “ilusão de ótica” quando nos deparamos com um desempenho excepcional. Não enxergamos as horas intermináveis de prática, as dificuldades para assimilar nova técnica, os duros e sucessivos feedbacks recebidos. Só enxergamos o TALENTO! E pensamos que nenhum esforço foi feito para ele estar ali. Questão de Mindset Fixo! Quem leu o livro da autora Carol Dweck sabe.

E se houvesse uma forma mais rápida e divertida para você desenvolver o seu talento in natura, aquela habilidade que seus amigos e colegas de trabalho insistem em lhe fazer elogios e você não leva muito a sério? E se essa forma permitisse ficar melhor também naquelas habilidades que você reconhece não ser um ponto forte, como, por exemplo, eleger prioridades, administrar conflitos, delegar, trabalhar em equipe, falar em público?

Valeria a pena conhecê-la?

Quer saber qual?

Feedforward.

Lembre o que você sabe sobre Feedback. Agora tire todo o julgamento, a postura de defesa, a escuta seletiva, o “frio na barriga”, o provar quem está certo ou errado, a dificuldade de separar o ato da pessoa, o que resta? Feedforward, uma forma positiva de ajudar alguém a se desenvolver.

O Feedforward está focado no futuro; trabalha sobre as possibilidades que uma mudança de comportamento pode lhe trazer caso a experimente. É dado na forma de idéias, sugestões. Você as acolhe se fizer sentido.

O que torna o Feedforward tão eficiente e tão bem recebido entre as pessoas que o experimentam é a forma como acontece.

Em uma conversa um-a-um você pergunta a outra pessoa o que você poderia fazer para melhorar, por exemplo, sua habilidade de delegar? A pessoa (que não precisa conhecê-lo necessariamente) deve responder com idéias/sugestões, com foco do presente para o futuro. Quem escuta simplesmente anota as sugestões sem fazer comentários ou avaliações, e agradece ao final.

Os papéis então se invertem. Quem respondeu, agora pergunta como melhorar em um determinado comportamento. Como o foco é todo em absorver as idéias/sugestões dadas, não se fica pensando em respostas enquanto a outra pessoa fala.

Esse processo dura apenas 2 minutos. E pode se repetir entre mais pessoas, sempre se mantendo o formato de conversas em pares. Quando são 6/7 pessoas envolvidas, o exercício de Feedforward não passa dos 15 minutos.

Nossa experiência usando o Feedforward em treinamentos de Liderança ou desenvolvimento de times para alta performance é sempre positiva. Tendo a vantagem de ser um observador externo durante a aplicação de Feedforward, vemos a transformação do ambiente de tal forma que os próprios participantes se surpreendem como falar sobre desenvolvimento pode ser tão energizante e prazeroso.

Estamos a apenas 2 meses do final do ano. Em pouco tempo, a temporada de Avaliação de Desempenho se iniciará, culminando com o processo de Feedback até o final do 1º trimestre de 2020 (dependendo da empresa em que você trabalha). Por que não colher idéias/sugestões valiosas de amigos/colegas de trabalho sobre o que se já sabe que dá pra fazer melhor no próximo ano? Quem sabe olhando pra frente (Feedforward) não tornemos o olhar para trás (Feedback) menos incômodo, para benefício de líderes e liderados!

Comemoramos orgulhosamente neste mês de Novembro 3 anos desenvolvendo TALENTOS de empreendedores, executivos e profissionais de variadas carreiras.

Feedforward com a Gema-TW! O que podemos fazer em 2020 para entregar cada vez mais alta performance para nossos clientes? Seremos muito gratos pelas suas idéias/sugestões.

Gema-TW, transformando potencial em resultados!