Pai, de que é feita a água?

“Pai, de que é feita a água?” me perguntou minha filha de 7 anos recém completados. Não querendo reconhecer o novo ciclo que se inicia na vida dela (muito mais perguntas vêm por aí!), saí pela tangente com uma resposta informativa, nada educativa. “H2O, respondi”. E continuei dizendo que não se preocupasse porque ainda levaria algum tempo para se ocupar com átomos, moléculas, etc.

Olhando para trás, reconheço a oportunidade de ouro que perdi de expandir a visão de mundo da minha filha. Há tantas explicações possíveis de que é feita a água, onde a encontramos, como ela se forma, para que ela serve.

Do ponto de vista fisiológico:

– É parte majoritária da nossa composição. Somos na média entre 60 e 70% água.

Do ponto de vista filosófico:

– É um dos 4 elementos clássicos que formam a natureza.

Do ponto de vista energético:

– É uma fonte de energia limpa.

Tenho certeza de que essa última explicação teria rendido uma boa conversa com ela. E não seria difícil explicar o que é energia para ela, porque seu contato com água é “na raiz”. Ela conhece a força da água que desce da cachoeira assim como a força da água do mar que empurrada pelos ventos, encontrando profundidades menores, se transforma em onda. É “energia potencial transformada em energia cinética”! Essa explicação vou guardar para usar com ela um pouco mais adiante.

Mas, é justamente essa que quero explorar nesse texto.

O quanto que a “água que o forma” está parada, retida, represada? Ela continua sendo energia. Porém, potencial apenas!

Natureza é movimento. Como parte dela, é o que é esperado de cada um de nós. Que nossa energia seja colocada em movimento!

Quanto potencial você tem que está parado, subutilizado, adormecido?

Como colocá-lo em movimento? Gravidade!

Tanto a onda quanto a cachoeira são “água se precipitando de determinada altura”.

Qual é o objetivo que você precisa se estabelecer que tenha a “gravidade” para colocá-lo em movimento?

A palavra “gravidade” tem duplo sentido aqui: físico e literal.

Físico: como o centro da Terra atrai todos os corpos para si, qual é o objetivo que ofereceria tamanha força de atração para concentrar todos os seus esforços e fazê-lo avançar, não se detendo em nenhum obstáculo?

Nessa época do ano no Brasil, a natureza oferece imagens poderosas do resultado da combinação de volume d’água e “gravidade”. Observe!

Literal: Qual é o objetivo que tem a “gravidade” suficiente que o faça acordar e dormir pensando nele? Sua força de realização depende disso: Foco.

Tendemos a subestimar o poder de um objetivo bem definido. Ocorre que a sua existência orienta as decisões a serem tomadas.

Nas olimpíadas de 2000, o time de Remo Inglês tinha se estabelecido o objetivo de alcançar a medalha de ouro. O objetivo ambicioso que não tinha nenhum respaldo no histórico de desempenho do país nessa modalidade esportiva desde 1912 criou a tensão saudável para fazer cada membro do time mover na mesma direção.

Uma pergunta se encarregava de manter o objetivo vivo ao longo do período de treinamento:

Isso vai fazer o barco andar mais rápido?

Toda e qualquer decisão passou a ser tomada a partir desta pergunta.

Segundo Thais Godinho, autora do livro Vida Organizada, “objetivos nada mais são do que sonhos organizados”. Quem não gostaria de ter sonhos realizados ao final de 2020, ou 2021, ou ao final da nova década, 2030?

Tudo começa com o estabelecimento de um objetivo claro. E as chances de êxito aumentam consideravelmente quando se tem autoconhecimento. Porque seu planejamento considerará os recursos que você já tem e aqueles que precisará adquirir ou desenvolver para a realização do objetivo.

Eis aí uma fórmula simples para transformar potencial em resultados.

Passado o carnaval no Brasil, temos o privilégio de poder celebrar um novo início de ano, o de fato, porque o de direito será sempre 1º de janeiro.

Que oportunidade de ouro de recalibrar ou senão estabelecer o seu objetivo profissional, de carreira para 2020!

Temos muita água em nossa composição. Potencial, portanto, não nos falta. Assuma o compromisso de colocar todo seu potencial em movimento.

Invista em autoconhecimento. Estabeleça-se um objetivo. Monitore os resultados.

Seja 2020 de fato um ano de crescimento e prosperidade!

Gema-TW, transformando potencial em resultados.