RIQUEZA

Que o Brasil é um país de dimensões continentais, isso já sabíamos! Que as rodovias são as principais vias de escoamento de cargas nesse país, também sabíamos!

Mas, será que tínhamos ideia do impacto da suspensão do transporte de bens na nossa qualidade de vida?

Só me dei conta da gravidade do problema quando recebi uma foto da seção de verduras de um supermercado perto de casa. As folhas haviam desaparecido das prateleiras. Desabastecimento!

O fluxo fazenda-cidade estava interrompido e o produto não tinha como chegar no consumidor final. Claramente, o problema da interrupção do fluxo de bens foi a falta de transporte.

Mas, imaginemos por um momento que o produtor de verduras tivesse se desinteressado da própria plantação. Por algum motivo desconhecido, começou a lhe faltar motivação para acordar cedo, arar a terra, prepará-la com adubo, jogar as sementes, tomar as devidas precauções para evitar as pragas do campo, e fazer a colheita ao final do ciclo. Aquela terra não produziria mais verduras!

Se ainda pela força da imaginação, pensássemos que a falta de motivação tivesse acometido todos os produtores de verduras…

Os pratos de salada não seriam mais os mesmos. Sofreria o paladar. Sofreria também o valor nutritivo das refeições. Nossa alimentação ficaria mais pobre!

Voltemos à realidade. E deixemos o campo e nos concentremos na cidade.

E se o produtor de verduras fosse um profissional do conhecimento. Certamente, não estaria entregando um item do cardápio, mas talvez uma linha de programação de um software de inteligência artificial, uma modelagem financeira de um novo negócio ou uma campanha de marketing para atrair novos clientes.

Que impacto o desinteresse ou falta de motivação para gerar os “produtos” acima teria no “fluxo de bens”? 

Menos 1 startup? Menos 1 importante projeto de infraestrutura? Menos receita de vendas para viabilizar a expansão do negócio?

Imagens recentes de filas intermináveis de caminhões parados nas rodovias nos deram a dimensão do impacto da (falta de) circulação de riquezas em uma economia.

Presenciamos o efeito acumulado. Talvez nunca nenhum livro de economia tenha nos dado uma explicação tão clara de como se forma o PIB de um país. E essa riqueza agregada inclui a contribuição individual de cada trabalhador.

Por isso, queremos propor uma reflexão:

Você está produzindo toda a riqueza de que é capaz? O que está produzindo está chegando como um bem valioso para seu consumidor/cliente final?

Se você é um gestor ou profissional do conhecimento e acha que sua produção está abaixo do seu potencial, contate a Gema-TW. Atuamos na CAPACIDADE DE PRODUÇÃO para um maior fluxo de RIQUEZAS. De você para seu cliente final.

Gema – Talent at Work | Transformando potencial em resultados